8º Encontro de Ensino e Desenvolvimento

Tema: “O que conta para você: estar com ou .com?”

Dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019

Local:Fundatec
Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012, Bairro Partenon

INGRESSO SOLIDÁRIO

Sobre o Evento

Avanços tecnológicos, redes sociais digitais, inteligência artificial e tantas ferramentas que aproximam as pessoas no mundo virtual! Rompem-se barreiras físicas e participamos do dia a dia uns dos outros! Mas será que isso realmente está acontecendo?

O quanto estamos valorizando as relações humanas, o estar junto ao próximo? O que realmente conta para nós em nossas relações pessoais e profissionais? O “ponto com” está fazendo mais sentido do que o “estar com”? O que é importante? O que vale o nosso like?

(.com)viver | (.com)partilhar | (.com)nectar | (.com)unicar | (.com)vergir | (.com)versar | (.com)quistar

Nesse sentido, o 8º Encontro de Ensino e Desenvolvimento da Fundatec traz o tema “O que conta para vocês: estar com ou .com?” e nos convida a refletir e discutir sobre a necessidade de nos reconectarmos de forma mais humanizada, usando a tecnologia ao nosso favor, mas valorizando as interações presenciais.

O evento apresentará atividades que promoverão interações, tais como: oficinas, workshops e palestras abertas a debates, conduzidas por profissionais experientes e dedicados em suas áreas de formação.

Objetivo
O 8º Encontro de Ensino e Desenvolvimento visa potencializar de forma interdisciplinar o debate em torno da temática proposta, proporcionando a todos os participantes o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico e motivando-os a melhorarem seus relacionamentos pessoais e profissionais, nos cenários digital e presencial.

QUANDO: O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2019, das 9h00 às 21h30, conforme cronograma de atividades.
Chegue 30 minutos mais cedo, para agilizar seu credenciamento e conhecer os demais espaços do 8º encontro.

CERTIFICADO: os participantes que estiverem presentes nos 3 dias do evento, em pelo menos um dos turnos, receberão certificado comprovando horas de atividades complementares.

INGRESSO SOLIDÁRIO – Um quilo de alimento não perecível, que serão doados a instituições carentes.



INSCREVA-SE

Apoiadores


Público-alvo

Atividades Paralelas Permanentes

Programação do Evento

Dia 22 de Outubro:

Auditório interno
09:30 - 12:00

Workshop

Humanizando as relações pessoais e profissionais através da ciência da felicidade


A gente vem, como humanidade, tentando responder há alguns milênios a pergunta: quem sou eu, ou quem somos nós? A Ciência da Felicidade tem uma proposta para essa resposta! Ela diz que o desenvolvimento das virtudes pode ser o nosso próximo passo evolutivo, entendendo que, a partir do desenvolvimento das forças de caráter, das virtudes e um olhar apreciativo, a gente pode chegar à nossa melhor versão. Uma melhor versão, que nos fará sentir mais plenos, agir com mais consciência, direção, foco e produtividade, também melhorando nossos relacionamentos pessoais e profissionais.

Débora Garcia

Especialista em Inteligência social para comunicação e networking, pelo instituto Jaunty, no Vale do Silício/Califórnia. Coach e em especialização de Psicologia Positiva pela PUCRS. Practitioner em PLN (Programação Neurolinguística). Empreendedora, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional de gestão e liderança. Consultora do Programa Empreender/Sebrae. Advogada.

Gabriella Möller

Psicóloga, formada pela PUCRS. Especialista e Mestre em Terapia de Família e Casal, pelo CAIFCOM. Psicóloga Perita da Junta Psicológica do Detran/RS - formada pela Unisinos. Especialista em Avaliação Psicológica. Sócia Proprietária do Beerporium Poa.
Auditório interno / Sala 203
14:30 - 18:00

Workshop

60+: crise ou oportunidade?


A longevidade é cada vez mais crescente e, no cenário atual, muitas profissões deixarão de existir e outras se reestruturarão, especialmente para contemplar a mão de obra dos “+60”! De que forma devemos nos preparar para esta fase da vida, onde nossos conhecimentos e “sabedoria/experiência” têm um papel primordial?

O objetivo deste workshop é provocar uma reflexão, com dinâmicas vivenciais, sobre as mudanças que devemos fazer para nos adequar a uma vida longa e produtiva, considerando nossos propósito, pertinência, transcendência e história de vida

Eloá Contreiras

Bacharel e licenciada em Matemática (PUCRS); especialista em Gestão Escolar (UNIRITTER); mestranda de Políticas Públicas e Gestão (UNTREF-Buenos Aires); gestora de escola pública e particular; professora em curso de graduação e pós-graduação. Consultora educacional e coach com especialização na Abracoaching Behavioral Coaching Institute; formada pelo Sistema Biocêntrico para Organizações.

Luis Juan Castagnini

Gerente de Projetos, consultor, palestrante, coach, e trainer em Programação Neolinguística (PNL) e Comunicação Generativa (Cogen). Professor de Biodança e Educação Biocêntrica, com longa experiência gerencial nas organizações, na área de TI. Diretor da empresa Entera – Competências Comportamentais.
Sala 302
16:30 - 18:00

Vivências

Desafio do cuidado humanizado na Terapia Intensiva


A unidade de Terapia Intensiva é um ambiente hospitalar que atende pessoas gravemente enfermas, que necessita de equipe assistencial qualificada e utiliza diversas tecnologias para manter as funções vitais do corpo. Esses fatores, associados à gravidade dos pacientes e o risco iminente de morte, contribuem para a desumanização do cuidado, tornando este um dos principais desafios da terapia intensiva!

John Lennon

Técnico em Enfermagem do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Mãe de Deus. Graduando em Enfermagem 10⁰ semestre (Centro Universitário Metodista IPA). Estagiário de enfermagem UTI tx HDVS, no Hospital Santa Casa de Porto Alegre. Membro diretor da Liga Acadêmica de Transplantes de Órgãos da UFRGS.
Auditório externo
19:30 - 21:30

Painel de ABERTURA

Estar com ou .com: Construindo conexões virtuais-humanas. É possível?


O que realmente conta nas relações e conexões, presenciais e digitais, entre as organizações e seus públicos?

• Qual a importância de maximizar e priorizar o ser humano frente a tecnologia?

• Como garantir que a automação não atrapalhe a relação de confiança entre as empresas e as pessoas?

• Como as empresas funcionam, buscando conexão entre as necessidades do cliente e o seu negócio?

• Como utilizar a tecnologia em prol das pessoas de forma natural (não artificial)?

Guilherme Massena (Dobra)

Cofundador da Dobra e apaixonado por empreendedorismo, pois entende que as empresas podem e devem ser vetor de mudança positiva na sociedade. A Dobra não faz só produtos, cria experiências inesquecíveis, inspirada em conceitos como a lógica da abundância, evolução exponencial da tecnologia, capitalismo consciente, economia colaborativa, movimento maker e cultura open source pra cada ação e estratégia adotadas.

Vitor Barbosa (Zenvia)

Trabalha com TI desde 2008, sempre atuando como tradutor entre a área de negócios e tecnologia. Teve passagens como desenvolvedor na área de publicidade e de comunicação, onde acabou gerando um interesse maior pela elaboração de produtos e pela relação do ser humano com a tecnologia e os impactos disso. Desde 2017 atua no desenvolvimento da plataforma de comunicação da Zenvia, começando como desenvolvedor e hoje no papel de PM do produto Zenvia Flow.

Ligia Kras (Consultora)

É antropóloga, UX Researcher e já desenvolveu pesquisas para mais de 50 empresas e agências de renome como Google, Fiat, Coca Cola, Globo, Itaú e outras, sempre com foco em entender e melhorar a experiência dos usuários em relação a produtos e serviços levando em conta as características culturais dos brasileiros e as constantes mudanças nos cenários econômico, social, político e tecnológico.

MEDIADOR: Daniel Wildt

Profissional de Tecnologia, preocupado com desenvolvimento de produtos e serviços com equipes focadas em aprendizado, melhoria contínua e autonomia. Produz conteúdo em vídeo, áudio e texto sobre consciência de tempo, experiência de usuário, empreendedorismo e metodologias ágeis. Mentor na Wildtech, Blogger/Youtuber no danielwildt.com, Conselheiro na uMov.me. Desde 2017 cuida de Tecnologia e P&D na Zenvia, envolvido com mensagens, conversas, bots, chatbots e muita tecnologia.

Dia 23 de Outubro:

Auditório Interno
09:00 - 10:15

Palestra

Enfermagem e o cuidado humano: uma necessidade na assistência à saúde.


O cuidado humano é uma atitude ética em que seres humanos percebem e reconhecem os direitos uns dos outros. Pessoas se relacionam como forma de promover o crescimento e o bem-estar do próximo. Para que eu possa cuidar de outra pessoa eu preciso: compreender o significado da vida, ter a capacidade de perceber e compreender a mim mesmo e ao outro. A enfermagem exercita um das mais belas artes: o cuidar.

Rosália Figueiró Borges

Doutora em Educação (PUCRS). Docente Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem. Coordenadora da Especialização em Transplante de Órgãos/ Tecidos (UNISINOS). Coordenadora do LABESI – Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa. Diretoria de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN/RS.
Auditório Interno
10:30 - 12:00

Palestra

O uso de tecnologias como ferramentas para qualidade de vida no envelhecimento


A cada dia novas tecnologias estão sendo introduzidas no mercado. Desta forma, aprender a usar recursos tecnológicos parece gerar impacto positivo sobre a cognição de idosos a fim de proporcionar uma maior autonomia e inclusão social. As novas tecnologias podem ser ferramentas interessantes no auxílio dos idosos e possibilitam proporcionar qualidade de vida para eles.

Elza Santos

Fisioterapeuta do Complexo Hospitalar Santa Casa. Doutora em Fisiologia, com especialização em Gerontologia, pela ABRAFIGE. Atualmente participa em projeto relacionado ao envelhecimento, exercício físico e estresse oxidativo, na UFRGS.
Auditório Interno
16:30 - 18:00

Palestra

Humanizar: como as novas tecnologias e ações de bem-estar podem ajudar a reter talentos!


Engajar e reter talentos, tornas o clima leve e amplicar o senso de colaboração é possível com tecnologias e ações de bem-estar. Vamos conversar sobre as tendências, inovações e ações para humanizar as empresas.

Débora Bertaco

Empreendedora serial, que atuou em empresas como Grupo Santander e Banco DLL, realizando ações de Endomarketing e promoção de benefícios. Founder da OMM BE, Guia de Terapeutas, Anjotech e partner na Sleepboll, já impactou mais de 24 mil vidas com prevenção em saúde e ações de bem-estar.
Lab Inf. 304
14:30 - 17:00

Workshop
Exclusivo maiores de 60 anos

Otimizando as finanças nos 60+: Planejamento Financeiro pessoal no Excel


Vamos aprender a organizar nossas finanças no Excel para aproveitar melhor nossos 60+!

• Abrindo o Excel,

• Conhecendo o ambiente de trabalho,

• Criando tabela simples,

• Conhecendo as principais dicas para criar um planejamento pessoal no Excel,

• Usando Fórmulas básicas do Excel,

• Criando Planilha com Planejamento Financeiro básica no Excel,

• Somando Colunas,

• Salvando Arquivo.

Ana Claudia Tidra

Analista de Negócios de TI Sênior, Especialista em Relatórios Gerenciais e Dasboards. 25 anos de experiência atuando na área educacional de Tecnologia da Informação (TI) e mercadológica. Formações: Tecnólogo em Processamento de Dados, Graduação em Gestão Comercial, Pós Graduação em Governança de TI e em Gestão de Projetos. Consultora Fundatec, Docente convidada PUCRS e UNISNOS e Docente Target Trust. Consultora educação Financeira no CIEE, e desenvolvedora de melhorias em planilhas Excel através de VBA.
Auditório externo
19:00 - 21:00

PAINEL GERAÇÃO E

Relacionamento com o cliente: online e offline - complementares ou antagônicos?


• Qual o comportamento dos consumidores na hora da compra nesse mundo digital?

• Quais as vantagens de uma empresa nativa digital?

• E as empresas que não são nativas, como se adaptam?

• Qual deve ser a relação do ambiente físico com o digital?

Silvana Piccinini Loss e Luciana Dalfollo Ferreira Termignoni (Case Love Milk)

Durante o período de gestação e amamentação, muitas mães vivem o dilema de escolher roupas que sejam além de funcionais, bonitas e confortáveis. E foi essa dificuldade na hora de escolher peças para as primeiras saídas para o pediatra ou para visitar a família, que fez com que as sócias e arquitetas transformassem uma ideia pessoal em negócio. As peças da marca Love Milk, criada em 2015, são vendidas pela internet. Mais de 600 produtos são enviados Brasil a fora mensalmente.

Lucas Zampieron (Case Severo Roth)

Diretor executivo da Severo Roth, loja de materiais eletroeletrônicos de Porto Alegre. Segunda geração à frente da rede, ele diz que o público da Severo ainda quer vendedores consultores, ou seja, precisam de orientações na hora da compra. Por isso mesmo, ainda não atua no e-commerce.

Camila Balbé (Case: W3marias)

É designer formada há 14 anos pela UFSM, com MBA em marketing estratégico pela ESPM. Especialista em Arte e Visualidade, foi professora acadêmica de História do Design. Sócia-fundadora da W3marias, que desde 2007 trabalha com desenvolvimento de marcas, hoje atua com foco no empreendedorismo feminino. Também atua como consultora e ministra workshops e palestras para desenvolvimento de projetos on e off line.

MEDIADORES Mauro Belo Schneider, editor do GeraçãoE, e Isadora Jacoby, repórter do GeraçãoE, do Jornal do Comércio.

Mauro Belo Schneider é editor do GeraçãoE e o tema empreendedorismo é o foco de seu trabalho diariamente. Em 2017, foi o único jornalista brasileiro selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos a acompanhar o maior evento de empreendedorismo do mundo, na Índia.

Isadora Jacoby é repórter do GeraçãoE e o tema empreendedorismo feminino é recorrente em seu trabalho como jornalista. Além da rotina de pautas, é bordadeira, gestora da marca Voa Bordados.
Auditório interno
19:00 - 20:00

Workshop

Happiness Skill


Pessoas engajadas, felizes, participativas e motivadas são infinitamente mais efetivas no seu trabalho! Apostar na felicidade das pessoas é acreditar na saúde da própria empresa.

Já pensou em como sua organização pode ser mais leve, descontraída, divertida e altamente produtiva?


Key points:


• Happiness Skills > Resiliência, Savouring (Apreciação a beleza), Atenção plena e Generosidade

• FIB [Felicidade Interna Bruta]

• Estratégias de promoção de felicidade e bem-estar no ambiente de trabalho

• Intervenções e Reflexões

Alessandra Becker

Apaixonada por Comunicação e por ferramentas de facilitação de grupos. Graduada em Relações Públicas (UFRGS). Sócia fundadora da FALE Consultoras. Líder facilitadora de processos e pessoas (Programa Germinar/EcoSocial). Professora dos cursos de férias da ESPM-SUL. Facilitadora em Grupo de Estudos na ABRH-RS. Membro do Art of Hosting, comunidade de prática de conversas significativas. Mãe do Pedro. Gêmea da Fá.

Gustavo Nunes Pereira

Possui formação em inteligência competitiva, gestão, improvisação aplicada, metodologias de conversas colaborativas e palhaço! Ajuda as pessoas a conhecerem o seu lado mais leve, autêntico e criativo, contribuindo em sua formação e no desenvolvimento de equipes mais conectadas para a geração de melhores resultados.
Sala 203
19:00 - 20:00

Workshop

Como a tecnologia agregará valor no cuidado ao paciente? Uma visão do mundo farmacêutico.

A tecnologia está sendo usada para agregar valor ao paciente? O “Dr. Google” traz informações seguras de diagnóstico e tratamento de doenças? Os serviços de saúde estão preparados para a era digital? Humanizar o cuidado ao paciente x mecanização de processos assistenciais?

Venha debater a revolução digital e os mais novos recursos tecnológicos no tratamento e cuidados dos pacientes e, também, identificar as principais competências que farão os profissionais de saúde se diferenciarem na era digital.

Gabrielli Paré

Graduada em Farmácia Generalista (PUCRS). Coordenadora do Serviço de Assistência Farmacêutica do Hospital Mãe de Deus (HMD) de Porto Alegre. Farmacêutica no Serviço de Controle de Infecção do HMD, de 2012 a 2016. Membro da Diretoria da Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção (AGIH), de 2017 a 2019. Pós-Graduada em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica no Instituto Racine/São Paulo.
Sala 302
19:00 - 21:15

Workshop
Exclusivo professores (de todas as instituições)

Ouvindo a voz do aluno!


Professores: nos defrontamos com uma realidade virtual que nos auxilia em inúmeras tarefas, mas em outras pode nos afastar da verdadeira prática da docência, que necessita de um contato mais personalizado. O aluno espera que o professor ouça e perceba quais são seus potenciais para um melhor aprendizado. Cada aluno é um aluno diferente, que deve ser tratado de forma singular e o ensino tradicional precisa se adaptar!

O professor deve incorporar habilidades emocionais em suas técnicas de ensino, que entusiasmem e motivem o aluno a aprender, e não apenas a buscar notas.

Este workshop pretende provocar nos professores estas reflexões, partindo dos conceitos da Educação Biocêntrica.

Eloá Contreiras

Bacharel e licenciada em Matemática (PUCRS); especialista em Gestão Escolar (UNIRITTER); mestranda de Políticas Públicas e Gestão (UNTREF-Buenos Aires); gestora de escola pública e particular; professora em curso de graduação e pós-graduação. Consultora educacional e coach com especialização na Abracoaching Behavioral Coaching Institute; formada pelo Sistema Biocêntrico para Organizações.

Luis Juan Castagnini

Gerente de Projetos, consultor, palestrante, coach, e trainer em Programação Neolinguística (PNL) e Comunicação Generativa (Cogen). Professor de Biodança e Educação Biocêntrica, com longa experiência gerencial nas organizações, na área de TI. Diretor da empresa Entera – Competências Comportamentais.
Auditório Interno
20:15 - 21:15

Workshop

Como ficam as relações de trabalho em um universo .com?


Vivemos em um universo volátil e incerto, as habilidades que possuímos hoje podem não servir mais amanhã. O momento é de muitas incertezas. Então, vamos nos preparar para esse futuro que já é presente?

• Como preparar-se para esse novo cenário?

• Quais as competências mais desejadas para os profissionais do futuro?

• Como identificar quais habilidades você já possui e quais precisa desenvolver?

• Vamos criar uma estratégia de evolução!

Elen Vivanco

Administradora e Estrategista de lideranças e times. MBA em Gestão estratégica e Coaching. Por mais de 10 anos atuou no mundo corporativo, em multinacionais como: DELL, UNILEVER e VIVO, com gestão e desenvolvimento de times de alta performance em vendas. Hoje ajuda líderes e equipes que desejam acelerar seus resultados e construir times com brilho nos olhos. Atuação como Treinadora, Mentora e Coach.

Dia 24 de Outubro:

Auditório Interno
09:00 - 10:15

Palestra

Doação de Órgãos e a Continuidade da Vida.


Vamos abordar os aspectos envolvidos no Processo de Doação de Órgãos, os quais são importantes para a efetivação dos transplantes. O objetivo será apresentar e esclarecer as dúvidas sobre o tema e, sobretudo, mostrar aos ouvintes que a Doação começa, muitas vezes, na porta do hospital.

• História dos Transplantes no Brasil

• Diagnóstico de Morte Encefálica

• Comunicação em Situações Críticas

• Acolhimento e Entrevista Familiar

• Captação de Órgãos e Tecidos

Dagoberto Rocha

Doutorando em Ciências da Saúde (UFCSPA). Mestre em Ensino na Saúde (UFCSPA). Especialista em Doação e Transplante de Órgãos (Hospital Albert Einstein). Enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos do Hospital São Lucas da PUCRS.
Auditório Interno
14:30 - 18:00

Palestras da Saúde
Exclusivo maiores de 60 anos

Sou 60+, como posso cuidar melhor da minha Saúde?


Nutrição: envelhecer com qualidade de vida! (14:30 - 15:15)
• Obtendo bem-estar físico e mental com a ajuda dos alimentos: mais disposição e memória!
• Autocuidado e Autoestima: o auxílio dos alimentos na imagem corporal (estética).
• Autonomia: Dicas de como se organizar e preparar os alimentos!


Aspectos do Envelhecer - Contexto e novos Paradigmas (15:15 - 16:00)
• Crises da meia idade.
• Trabalho e aposentadoria.
• Amor e sexo.
• Traumas pela morte futura.


Velhice não é Doença (16:15 - 17:10)
• Diferença entre Senescência e Senilidade (Envelhecimento normal e patológico).
• Avaliação Multidimensional do Idoso.
• Funcionalidades.
• Prevenção: Aspectos Físicos e Mentais.
• Sabedoria.


Debate entre os 3 profissionais, com perguntas e interação do público. (17:10 - 18:00)

Marise Bard (Nutricionista)

Nutricionista, formada há 6 anos (UNISINOS), com Especialização em Obesidade e Emagrecimento (Faculdade Estácio). Trabalha em Clínica Médica com atendimento nutricional. Empreendedora no ramo clínico e de palestras e cursos na área da Sáude/Nutrição. CRN: 11768.

Marta Velly (psicóloga)

Psicóloga Clínica; Especialista em Psicologia Clínica e Psicoterapia Adulto Maduro; Orientação Psicanalítica; Especialização em Psicoterapia Vincular e Famíliar. CRP: 07/17516.

André Luiz Silva (Médico e Monge)

Médico de família e comunidade, professor da Escola de Medicina da PUCRS e do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA, professor da especialização em geriatria do Instituto de Geriatria da PUCRS, monge zen budista. CRM 29598

MEDIADORA: Rose Vieira

Administradora de Empresas. Sócia fundadora da Clínica iSaúde. Terapeuta.
Auditório Externo
19:30 - 21:30

Palestra de ENCERRAMENTO

Negociações com a Vida! O que realmente vale a pena


Vamos conversar sobre as “negociações” de forma ampla, através das experiências e aprendizados que a palestrante adquiriu no curso de “Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project”, oferecido pela CMI Interser, na Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA). Além de tecnologia e inovação, traz uma bagagem cheia de importantes conceitos relacionados com impacto global, mindset empreendedor, engajamento, erro como forma de aprendizagem, diversidade e co-criação.

A atividade propõe uma reflexão sobre qual o sentido do seu trabalho, escolhas e hábitos e o nosso propósito: por que fazemos o que fazemos?

Helena Brochado

Fundadora da consultoria Com Propósito, que deseja “Conectar Pessoas através de experiências transformadoras”. Atua ainda como coach, mentora e faz parte do Conselho da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Psicóloga (PUCRS) com MBA em Gestão Empresarial (FGV), formação em Coaching Ontológico e Maiêutico, Mentoria (PUCRS), Mediação de Conflitos (AJURIS), Dinâmicas de Grupo (SBDG) e especialista em Sucessão em Empresas Familiares pelo Instituto de Estudos Superiores da Empresa (IESE), de Barcelona, na Espanha.