Fundatec

Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos.

CPF

Notícias


06/06/2019 - Há 20 anos como executora de Processos Seletivos e Concursos Públicos, mais de 600 certames

Em 1999, a Fundatec realizava o seu primeiro certame como banca organizadora para a COMUSA (Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo). Esse foi o ponta pé inicial para entrar de vez na área de Processos Seletivos e Concursos Públicos. No ano seguinte, a Fundação foi contratada para realizar o Concurso Público do Grupo Hospitalar Conceição para mais de 85 cargos. Devido ao grande sucesso na aplicação das provas, a instituição consolidou-se como banca organizadora.

Ao longo de 20 anos na área, a Fundatec vem acumulando mais de 600 concursos regionais, nacionais e até mesmo internacionais realizados. Antes de disponibilizar uma plataforma online para inscrições dos candidatos, enormes filas formavam-se em frente à sede da Fundação, que ainda permanece na Rua Prof. Cristiano Fischer 2012, Partenon, Porto Alegre.

No ano de 2007, a modernização fortaleceu-se com a implementação de novos procedimentos e métodos de controle da área, sendo a primeira executora a disponibilizar recursos eletrônicos para os candidatos, início da aplicação de avaliação psicológica, aquisição de leitora óptica para a correção de provas e oportunizar aos candidatos o acesso às informações pelos canais de comunicação online. Quando chegou ao seu 35° aniversário, em 2008, a Fundatec obteve uma conquista significativa: foi a primeira organizadora de processos seletivos e concursos públicos do país com a certificação e o selo ISO 9001, o que permitiu um controle maior do seu Sistema de Gestão da Qualidade. A Fundação inovou e evoluiu totalmente sua estrutura física, modernizando sua sede e implementando seu próprio parque gráfico.

Em 2009, a instituição passou a ter um novo sistema de confecção e leitura digital de formulários, além de investir na criação de um Centro de Impressão Segura de provas (CIS), com sistema aprimorado de segurança. Com as mudanças, a Fundação ganhou ainda mais reconhecimento na área de concursos, chegando ao seu auge em 2013, ano em que foi solicitada para o serviço por 172 instituições regionais e nacionais, públicas e privadas, entre elas Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Associação Catarinense de Medicina, Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, atendeu clientes importantes do Estado, que reforçam sua excelência na área de Concursos, como Secretarias da Saúde e da Educação, Assembleia Legislativa, Brigada Militar e Polícia Civil, além da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.

Em 2016 a Fundatec lançou um produto próprio. Atenta às demanda de mercado, foi instituído o PSU/RMS – Processo Seletivo Unificado para Residência Uni e Multiprofissional em Saúde, que tem como objetivo realizar a 1ª etapa de seleção, com aplicação de provas teórico-objetivas, para os programas de saúde das Instituições participantes. O PSU já é realizado simultaneamente nos Estados do RS, SC, MS e ES, com possibilidade de ampliação em todo o território brasileiro.

Visando aumentar ainda mais a segurança dos certames, em 2017 a Fundação passou a utilizar a tecnologia de QR Codes, para mapeamento, controle e distribuição de provas. E um novo procedimento de reconhecimento facial foi adotado neste ano. A partir do Concurso da Prefeitura de Campo Bom, realizado em abril de 2019, a Fundatec passou a exigir a foto do candidato no momento da inscrição para que, no dia da prova e também de sua nomeação, possa ser reconhecido em comparação ao documento original. Outras implementações importantes aconteceram nos últimos anos, como as avaliações psiquiátricas e de porte de arma. Além de buscar as melhores práticas para atendimento de pessoas com deficiências.

No ano passado, foram aplicadas pela Fundatec provas objetivas de 25 Concursos/Processos Seletivos com a participação de 72 mil candidatos. E durante seus 20 anos de existência, a instituição já elaborou mais de 7 mil questões inéditas. A expectativa da Fundação é expandir sua atuação nacional e, para isso, investe em melhoria contínua e qualificação de seus serviços.




Conecte-se conosco
Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
Rua Prof. Cristiano Fischer 2012, Partenon | Porto Alegre-RS | CEP 91410-000
Fones: (51) 3320.1000 - para capital e DDD 51
           0800 035 2000 - para interior e outros Estados