4º Seminário de Ensino e Desenvolvimento

Tema: "O conhecimento transformado em Resultados"

Dias 1, 2 e 3 de Outubro de 2015

Local:Fundatec
Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012, Bairro Partenon

INGRESSO SOLIDÁRIO

Sobre o Evento

Inicialmente, o 1º Seminário foi criado com a finalidade de integrar os alunos da Escola Profissional Fundatec às práticas de mercado. Ao longo desses quatro anos, o Seminário foi sendo fortalecido e remodelado, e hoje está voltado não somente à Escola, mas à toda área de Ensino e Aprendizagem. Tendo como pilar o QATS, a Fundatec cada vez mais se fortalece nos serviços ligados à Qualidade, Administração, Tecnologia e Saúde.

Objetivo
O 4º Seminário de Ensino e Desenvolvimento visa potencializar de forma interdisciplinar o debate em torno da temática proposta, proporcionando a todos os participantes o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico, e motivando-os a transformarem o conhecimento em ação.

Além disso, o Seminário tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento dos alunos da Escola Profissional Fundatec, assegurando a formação técnica nas práticas atuais e ofertando ferramentas para prosperar no mercado de trabalho.

QUANDO: dia 01 de Outubro das 19h às 22h30, dia 02 de Outubro das 14h às 22h30, e no dia 03 de Outubro das 09h às 13h.


INGRESSO SOLIDÁRIO – Um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade

INSCREVA-SE

Apoio

         


                 

Público-Alvo

Alunos, profissionais formados pela EPF, parceiros e interessados nos temas abordados.

Atividades Paralelas Permanentes

- Exposição “As estatísticas têm rosto”- VIDA URGENTE
- Recrutamento estagiários - Fundatec Estágios
- Acesso a consultas e exames com preços populares - ISaúde
- Curso de idiomas com custo diferenciado - Wizard Jardim Botânico
- Conheça mais sobre castração e posse responsável com as Protetoras Karine e Eneida - Sítio da Eneida.
- Arrecadação de materiais recicláveis (anéis de latinhas e tampas de garrafas pet) que são vendidos e o valor revertido em ração para animais abandonados.
- Como candidatar-se a vagas na DBServer.

Programação do Evento(Inscrições encerradas)

Dia 01 de Outubro:

Auditório
19h30 - 21h

Palestra Magna

Gestão do Conhecimento

Como a implementação de processos, práticas, técnicas e ferramentas de gestão do conhecimento podem alavancar e potencializar os processos de negócio e os objetivos estratégicos das organizações, visando aumentos significativos de qualidade, produtividade, competitividade, inovação e sustentabilidade dos seus produtos e serviços.

Bayardo Morales

Possui graduação em Administração Pública e Administração de Empresas pela UFRGS (1976). Especialização em Formação de Gestores em Sistemas de Informação. Atuou como Agente Fiscal do Tesouro do Estado do RS. Último cargo: Diretor da Escola Fazendária da SEFAZ - RS. Tem experiência na área de Consultoria Organizacional, Projetos de Sistemas de Informação e Sistemas de Apoio à Decisão, Educação Continuada e Corporativa, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Projetos de implementação de Gestão do Conhecimento, Processos, Práticas e Ferramentas de Gestão do Conhecimento, Ferramentas de Colaboração Online e Comunidades de Pratica (CoP), Atualmente é sócio diretor da Login Aprendizagem Organizacional Ltda, Consultor e Diretor Regional-RS da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).
Sala 202
21h15 - 22h30

Oficina

O Papel das nossas Emoções nas Organizações e na Vida.

As emoções constituem um domínio sempre presente em toda ação humana, e são elas a via de acesso que nos poderá levar ao caminho da excelência dentro das organizações e a felicidade em nossa própria vida, dependendo em “como” as gerenciamos. Não escolhemos nossas emoções, mas podemos sim escolher o que fazer com elas. Não basta ter as competências técnicas sem saber como se relacionar com seus colegas, colaboradores, chefe e arrisco a dizer consigo mesmo. Estudos nas organizações demonstram que o caminho para a excelência atribui peso muito maior às competências emocionais do que às capacidades cognitivas. Este é um convite a revisitarmos as quatro principais emoções: tristeza, medo, raiva e culpa , entendendo qual é a história por trás de cada uma delas que possibilitará escolhas “conscientes” frente ao seu dia a dia, nas organizações e na vida.

Ana Maria Rossato

Psicóloga; Formação em Dinâmica de grupos pela SBDG; Pós Graduação e Especialização em Psicologia Junguiana/SP; Formação em Coaching executivo organizacional /fundamentação Ontológica ; Coach Profissional (ACC) reconhecido pela ICF; Diretora ESARH – Escola Sul Americana
Sala 203
21h30 - 22h30

Palestra

Desmistificando Ágile

Uma palestra com o objetivo de desvendar o que é verdadeiro e o que é mito sobre os métodos ágeis. Quais são os fatores críticos de sucesso e porque algumas adoções SCRUM e KANBAN acabam comprometidas pela falta deste entendimento.

Jorge Audy

Formado em Análise de Sistemas na PUCRS em 1987, Mestre em Administração na linha de Gestão da Informação em 2015, professor universitário na FACIN da PUCRS, consultor e agile coach na DBServer.
Sala 301
21h15 - 22h30

Oficina

Elaborando um Gráfico de Pareto no Excel 2010

Origem, definição, construção e interpretação do Gráfico de Pareto. Dinâmica: Elaborando um Gráfico de Pareto no Excel 2010

Luis Fernando Cruz da Costa

Engenheiro Metalúrgico (UFRGS) com MBA em Gestão Empresarial(FGV), Mestrado Engenharia de Produção (UFRGS) e formação em Black Belt(Seis Sigma) pela QPB (SP). Sócio-diretor da CRUZ & COSTA Assessoria Empresarial. Consultor com sólidos conhecimentos teóricos e práticos atuando como facilitador de sistemas de produção e qualidade. Professor da EPF e Consultor da Fundatec.
Lab TE
21h15 - 22h30

Oficina

Suporte Básico de Vidas

- Reconhecimento e atendimento à Parada Cardiorespiratória - Reconhecimento e atendimento à situações de Obstrução de vias aéreas superiores

José Ricardo Bolina

Enfermeiro Graduado pela PUCRS. Mestrado em Enfermagem pela UNISINOS. Instrutor da American Heart Association. Instrutor de Suporte Básico de Vida do Hospital Mãe de Deus

Dia 02 de Outubro:

Sala 202
14h00 - 17h30

Mini Aula TQ

A Gestão por Processos

- Definição de Processo
- Contexto dos processos nas organizações
- Verificação e Controle dos Processos
- Estudo de Indicadores
- Vantagens em trabalhar com a Gestão por Processos

Allan Machado Kovalscki

Administrador, pós graduado no MBA em Gestão Empresarial, pós graduando em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor, Superintendente de Relacionamento com o Cliente na CORSAN, Consultor Sênior na CLIC Consultoria, Presidente do GERCC (Grupo de Especialistas em Relacionamento com Clientes e Consumidores), Diretor Executivo do IBGERC (Instituto Brasileiro de Gestão e Educação nas Relações de Consumo), Sócio Diretor da 4tap Sistemas Inteligentes, Professor na EPF.
Sala 203
14h00 - 17h30

Mini Aula TA

Conhecimento: O Produto do Futuro

Vamos bater um papo sobre como a Internet, redes sociais e as novas gerações estão transformando nosso mundo e a forma como nos relacionamos, compramos, vendemos e fazemos negócios!

Raquel Fassini

Administradora formada pela UFRGS, Especialista em Gestão de Projetos pela ESPM e Coach pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coach. Sócia Diretora da Aliança Criativa Consultoria e projetos. Atua com Planejamento Estratégico e de Marketing, Gestão Comercial e de Projetos. Professora na EPF e Consultora da Fundatec.

Lab 304
14h00 - 17h30

Mini Aula TI

Como fazer um jogo simples em Android.

Aula mostrando as principais dificuldades e um passo a passo de como desenvolver um App / Jogo em linguagem nativa para Android.

Raul Amoretti de Souza

Formado pela PUCRS em Engenharia de controle e automação, Técnico em Processamento de Dados pela UFRGS. Atualmente é desenvolvedor de soluções mobile Android na Aioria Software House.
Sala 301
14h00 - 17h30

Mini Aula TE

Primeiro Atendimento em Situações de Urgência e Emergência

- Atendimentos em contusões, fraturas e cortes
- Atendimento em crises de asma
- Atendimento em convulsões
- Atendimento em trauma

José Ricardo Bolina

Enfermeiro Graduado pela PUCRS. Mestrado em Enfermagem pela UNISINOS. Instrutor da American Heart Association. Instrutor de Suporte Básico de Vida do Hospital Mãe de Deus
Auditório
19h30 - 21h00

Palestra

POAdigital - Inovação, tecnologia, engajamento e empreendedorismo por uma cidade inteligente

O POAdigital, núcleo de comunicação, criatividade e empreendedorismo, promove a integração entre secretarias, empresas e departamentos municipais estimulando a adoção de iniciativas inovadoras no âmbito do Município. Além disso, suas ações também afetam segmentos específicos da sociedade, tais como os desenvolvedores, programadores, hackers, empreendedores, startupers e muitos outros. O núcleo gerencia também a plataforma online da cidade de Porto Alegre que tem como objetivo conectar e suportar o crescente ecossistema de empreendedorismo do setor de tecnologia. A ferramenta permite a colaboração entre empresas, startups, investidores, eventos, cursos, workspaces, aceleradoras, incubadoras, recursos, universidades e organizações. O Portal é resultado de uma ação colaborativa entre a cidade de Porto Alegre e IBM, que envolveu ainda parceiros como Sebrae, Endeavor, Associação Gaúcha de Startups (AGS), Porto Alegre Cite, Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJDRS), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e dezenas de outras empresas e organizações ligadas a tecnologia e inovação.

Thiago Ribeiro

Jornalista com especialização em Marketing. Desde 2010, atua como estrategista em comunicação digital com ênfase em mídias sociais. É fundador do #PoAdigital, plataforma de criatividade e empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre e responsável pelo desenvolvimento e implantação da estratégia de Open Data da Capital Gaúcha, o projeto #Datapoa. Também é co-fundador do Porto Alegre Cite e da Associação Gaúcha de Startups (AGS), e integra instituições internacionais como Open Data Institute (ODI), Uraía e WEGO.
Auditório
21h15 - 22h30

Palestra

Mercado de Trabalho para técnicos em enfermagem e suas Interfases

A atividade visa realizar uma reflexão em relação ao mercado atual de trabalho para Técnicos em Enfermagem juntamente com a expectativa do mercado em relação a formação do profissional.

Ana Karina Tanaka

Enfermeira do Hospital Mãe de Deus. Mestrado em Geriatria e Gerontologia. Biomédica (PUCRS). Doutorado em Geriatria e Gerontologia Biomédica (PUCRS). Especialização em Sala de Recuperação, Centro de Material e Esterilização e Bloco Cirúrgico (CBES). Docente do curso de Graduação em Enfermagem do (IPA). Docente do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (IPA).
Sala 202
21h15 - 22h30

Palestra

MEG – Modelo de Excelência da Gestão na obtenção de resultados.

- Apresentação do PGQP e MEG;
- Correlação entre Fundamentos e os Critérios de Excelência;
- Desempenho financeiro das empresas usuárias do MEG (Estudo Serasa Experian);
- Instrumentos de avaliação da Gestão disponibilizados pelo PGQP;
- Resumo da composição dos 8 critérios de Excelência;
- Diagrama do Ciclo da Gestão;
- Resultados através de práticas nas Empresas.

Victor Seger

Coordenador da CTSA – Comissão Técnica do Sistema de Avaliação e Diretor do PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Especialista em implantação de programas de melhoria da gestão em organizações nacionais, multinacionais e públicas. Consultor sênior na SEVITECH – Tecnologia e Negócios, atuando em diversos projetos de consultoria em gestão empresarial, capacitação e desenvolvimento de conteúdo.
Auditório
21h15 - 22h30

Palestra

Os segredos da alta performance - Como aproveitar melhor os seus talentos

Como aproveitar melhor os seus talentos.

Por que atualmente, pessoas que estudaram muito trabalham para quem nunca estudou?
Conhecimento é um meio que vai atender diversos fins. Mas não é tudo. Com conhecimento podemos conseguir realizações, felicidade, saúde, autonomia, satisfação, contribuição, etc. Mas temos que saber que os meios não garantem os fins. Por que pessoas com muito conhecimento não conseguem ter suas realizações ou serem felizes? Existe uma fórmula para isso? O que faz alguém ser um grande realizador e outro não? Você sabe quais são os seus talentos? Como os utiliza?
Nesta palestra você receberá as respostas para estas perguntas e conhecerá uma metodologia para intensificar as suas realizações.

Joel Ruocco

Palestrante internacional com mais de 20 anos de experiência (Suécia, Espanha e Italia, onde viveu por mais de 6 anos), Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Com certificação internacional em Personal - Professional - Executive - Business & Leader Coaching, licenciado pelo BCI (Behavioral Coaching Institute), Reconhecida pelo ICC (International Coaching Council - Instituição mais respeitada do mundo em técnicas de coaching).

Dia 03 de Outubro:

Auditório
09h00 - 10h30

Palestra Encerramento

Marketing Digital e o cenário do e-commerce no Brasil

Conheça o cenário do e-commerce no Brasil e suas tendências. Visão geral das soluções para comercio eletrônico, plataformas, marketplaces e formas de divulgação em marketing digital para otimizar vendas online.

Gabriel Trindade

Gerente da equipe de Consultores Executivos da EZ Commerce. Atua no mercado de e-commerce há mais de 6 anos e é responsável pelo planejamento e estratégia de negócios da equipe comercial. Com foco no método de venda consultiva e a filosofia de gerenciamento de contas estratégicas. Participa ativamente das decisões de evolução da plataforma EZ Commerce e do lançamento de novos produtos.
Sala 303
10h30 - 12h00

Palestra

O profissional da saúde e sua saúde emocional

A atuação do profissional de saúde é permeada por vários fatores de grande relevância. Entre estes, a saúde emocional que está ganhando cada vez mais evidência na atualidade, pautada pelos processos de humanização preconizados pelas diretrizes de saúde.
A percepção, o autoconhecimento e a compreensão de seu funcionamento mental colocam-se como um importante instrumento para lidar com a fragilidade física e emocional do outro.
Assim, ao considerar os cenários onde este profissional irá exercer sua função e as demandas com as quais irá se defrontar, percebe-se a importância desta discussão.

Marta Chaves

Psicóloga Clínica; Graduada pela Unisinos, Pós graduada em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia - IEPP. Psicóloga Clínica do Hospital Mãe de Deus, Responsável Técnica pelo Centro de Tratamento Intensivo - CTI, Unidade de Cuidados Especiais - UCE e Projeto TOP Cardio. Membro do CIHDOTT - HMD (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecido para Transplante).
Sala 203
10h45 - 13h00

Encontro

Encontro de Arduíno

Introdução:
O que é Arduino?
Quero aprender! por onde começo?
Hardware x Software
Cases
Encontro onde as pessoas interessadas em Arduíno podem trocar experiências, aprender, demonstrar e debater.

Raul Amoretti de Souza

Formado pela PUC-RS em Engenharia de controle e automação, Técnico em Processamento de Dados pela UFRGS. Atualmente é desenvolvedor de soluções mobile Android na Aioria Software House.

9h30

*Atividade exclusiva para convidados

Homenagem aos 10 anos da EPF

Cerimônia de nomeação da Biblioteca “Moacir Schuchmann”


10:45

*Atividade exclusiva para convidados

Encontro de Técnicos em Qualidade

Técnicos em Qualidade formados pela EPF ao longo destes 10 anos de história são convidados a voltarem a Escola, num momento de network e interação, para celebrar os bons momentos aqui vivenciados e conversar sobre a carreira.

Anderson Farias

Coordenador de ensino da área de Qualidade da Fundatec. Tecnólogo em Polímeros com Ênfase em Gestão da Qualidade​ pelo IFSUL​ ​e pós-graduado em Gestão de Pessoas ​pela ​ UNISINOS​.​
-->