DÚVIDAS FREQÜENTES

1. Como devo fazer a inscrição para o Vestibular 2009?
2. Como posso efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição?
3. Como posso verificar que a FUNDATEC recebeu o pagamento de minha inscrição?
4. Como será a identificação dos candidatos no dia de realização da prova?
5. Preenchi de maneira errada o Formulário de Inscrição. Há como alterar?
6. O que acontece caso o candidato envie o Formulário de Inscrição pela internet, mas não efetue o pagamento da Taxa de Inscrição?
7.Como fazer a inscrição no vestibular?
8. O que acontece se eu preencher mais de um Formulário de Inscrição?
9. Onde serão realizadas as provas?
10. O que cairá na prova?
11. Quais os cursos oferecidos?
12. A Fundatec elabora Apostilas e ministra Cursos?
13. Quais são os critérios para classificação?
14. Até quando vão as inscrições?
15. Até quando posso pagar o bloqueto bancário?
16. Não consegui abrir o Edital de Abertura, como proceder?
17. É obrigatório a escolha das 3 opções de curso no momento da inscrição?
18. Durante a prova eu posso ausentar-se da sala?
19. Como será feito o preenchimento das vagas?
20. O que é candidato economicamente hipossuficiente?
21. Caso o candidato se declare portador de deficiência, como comprová-la?
22. Quem pode fazer a pré-matrícula? E como?
23. Quais os documentos para fazer a pré-matrícula?
24. Qual o tempo de prova?
25. Não lembro a minha senha?
26. Todos poderão visualizar o Boletim de Desempenho?












1. Como devo fazer a inscrição para o Vestibular 2009?
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível nos endereços eletrônicos www.uergs.edu.br ou www.fundatec.com.br, conferir seus dados, criar uma senha de seis dígitos, imprimir o bloqueto bancário e efetuar o pagamento até o dia de vencimento. O candidato poderá realizar a sua inscrição na sede da FUNDATEC, localizada a Rua Cristiano Fischer, 2.012, Bairro Partenon - Porto Alegre - RS, no horário das 9h às 17hs e nas Unidades da UERGS, conforme tabela mencionada no edital de abertura.

2. Como posso efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição?
O candidato deverá imprimir o bloqueto bancário no final de sua inscrição e efetuar o pagamento em agências bancárias ou caixas eletrônicos do BANRISUL, até a data do vencimento.


3. Como posso verificar que a FUNDATEC recebeu o pagamento de minha inscrição?

Consta em nosso site, www.fundatec.com.br, na página do Concurso a que se inscreveu, o link Consulta de Pagamento de Inscrição. Ao clicar neste campo, após dois dias úteis bancários do pagamento de sua inscrição, você digitará seu nº de CPF e data de nascimento, confirmando a inscrição do bloqueto pago.


4. Como será a identificação dos candidatos no dia de realização da prova?

O ingresso na sala de provas será permitido somente ao candidato que apresentar documento de identidade que originou a inscrição: Carteira de identidade (civil ou militar); carteira nacional de habilitação (modelo novo); carteira de Ordens ou Conselhos Regionais e Passaporte atualizado. O candidato deverá também fornecer o seu número de CPF ou de seu responsável.
O documento de identidade deverá estar em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento do candidato.
Não são documentos válidos - documentos que se lê “não – alfabetizado” nem com fotografia atualizada, protocolo dos documentos anteriores, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade e copia do documento de identidade, ainda que autenticada.


5. Preenchi de maneira errada o Formulário de Inscrição. Há como alterar?
Os dados de contato (endereço, telefone, e-mail) poderão ser alterados até o último dia do período de inscrições ao Concurso que você se inscreveu. Os dados de Concurso (curso, portador de deficiência, declaração de hipossuficiente e demais dados pertinentes ao Concurso) poderão ser alterados mediante efetuação de nova inscrição. Após efetuado o pagamento da Taxa de Inscrição não é mais possível alterá-los e, portanto, valerão as informações constantes da mesma. Os dados de identificação (nome, nº de identidade, CPF e data de nascimento) não poderão ser alterados após a confirmação de sua inscrição. Caso deseje alterar os dados cadastrais durante a execução do concurso (correção de nome, atualização de endereço, telefone e/ou e-mail) poderá ser solicitado, para o e-mail: crm@fundatec.com.br ou acesse o linK: Alteração de Dados Cadastrais


6. O que acontece caso o candidato envie o Formulário de Inscrição pela internet, mas não efetue o pagamento da Taxa de Inscrição?

A inscrição não será efetivada. O candidato só estará inscrito no Concurso a partir do momento que efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição.


7.Como fazer a inscrição no vestibular?

No site da FUNDATEC, www.fundatec.com.br, no link concursos, concursos abertos, selecione o concurso desejado. 
Clique no link Inscrição Online.
Digite seu CPF, clique Ok.
Digite sua senha e clique em Ok.
Selecione o curso desejado, marque os campos “portador de deficiência”, ”hipossuficiente”, “língua estrangeira”, “local de prova” e responda o questionário sócio-econômico”, de acordo com as suas necessidades (sim ou não), selecione a opção como ficou sabendo do concurso e clique em enviar.
 Leia os dados que aparecem na tela, e se estiver de acordo, clique em Confirmar Dados. Após ler o Edital de Abertura, clique no botão Concordo e aparecerá o botão do Banrisul, clique no link e após em Emitir e depois em Imprimir (no canto esquerdo da tela).


8. O que acontece se eu preencher mais de um Formulário de Inscrição?

Valerá apenas a Ficha digitada, confirmada e devidamente paga.

9. Onde serão realizadas as provas?
As provas serão realizadas nos municípios de BENTO GONÇALVES, CACHOEIRA DO SUL, CRUZ ALTA, ENCANTADO, ERECHIM, PORTO ALEGRE, SANTANA DO LIVRAMENTO, SÃO LUIZ GONZAGA e VACARIA, nos endereços que serão divulgados no dia 29 de janeiro de 2009, nos sites www.uergs.edu.br e www.fundatec.com.br, até as 15h. Você somente poderá realizar a prova no local que escolheu em sua ficha de inscrição.

10. O que cairá na prova?
Língua portuguesa, redação, literatura brasileira, biologia, química, matemática, física, história, geografia e língua estrangeira.

11. Quais os cursos oferecidos?
São nove cursos: Graduação em Pedagogia - Licenciatura (Bagé), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Bento Gonçalves, Novo Hamburgo), Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria(Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Encantado, Sananduva, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (Erechim, Tapes), Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial (Novo Hamburgo) , Engenharia em Energia (Novo Hamburgo), Administração: Sistemas e Serviços de Saúde (Porto Alegre), Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária: Horticultura (Santa Cruz do Sul), Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária: Fruticultura (Vacaria).

12. A Fundatec elabora Apostilas e ministra Cursos?
A FUNDATEC não elabora apostila nem ministra cursos preparatórios. O candidato deve ater-se as indicações do Programa Detalhado das Provas do Concurso Vestibular.

13. Quais são os critérios para classificação?
Ver item 5 do Edital de Abertura.

14. Até quando vão as inscrições?
As inscrições encerram-se no dia 19/01/2009.

15. Até quando posso pagar o bloqueto bancário?
Impreterivelmente até o dia 20/01/2009.

16. Não consegui abrir o Edital de Abertura, como proceder?
A FUNDATEC está utilizando um produto denominado Adobe Acrobat Reader. Os arquivos convertidos por este produto possuem a extensão.pdf e trazem como vantagens:
1. Pequeno tamanho do arquivo;
2. Não apresentam problemas de fontes e/ou formatação dos arquivos;
3. Garantem a integridade da informação (é impossível abrir um arquivo que tenha sido carregado parcialmente);
4. Impedem qualquer tipo de alteração no arquivo original.
Para visualizar os arquivos com a extensão.pdf, clique aqui fazer download do software Adobe Acrobat Reader.

17. É obrigatório a escolha das 3 opções de curso no momento da inscrição?
O preenchimento da primeira opção é obrigatório, e facultativo o preenchimento das segunda e terceira opções, sendo que as 3 opções de curso, não podem ser repetidas.

18. Durante a prova eu posso ausentar-se da sala?
O candidato não poderá ausentar se da sala durante as provas, a não ser momentaneamente, em casos especiais, na companhia de um fiscal da coordenação do Concurso Vestibular, o candidato somente poderá retirar-se do recinto das provas, levando o caderno de questões, depois de transcorridas 2 h de seu inicio.

19. Como será feito o preenchimento das vagas?
As vagas para cada curso e local de funcionamento serão preenchidas reservando-se 10% delas para os candidatos portadores de deficiência e 50% delas para candidatos hipossuficientes.

20. O que é candidato economicamente hipossuficiente?
Para ser considerado hipossuficiente o candidato deverá comprovar que a renda anual total do grupo familiar é inferior a R$ 15.764,28 (quinze mil, setecentos e sessenta e quatro reais e vinte e oito centavos), valor estabelecido pela Receita Federal para apresentação obrigatória de Declaração de Ajuste Anual no exercício de 2008.
São considerados membros do grupo familiar todas as pessoas que contribuem e/ou dependem do somatório da renda do grupo familiar, conforme discriminado no requerimento de inscrição.

21. Caso o candidato se declare portador de deficiência, como comprová-la?
O candidato tem que comprovar tal condição através de atestado médico (via original com no máximo um ano de emissão) que contenha parecer descritivo elaborado pelo médico, em receituário próprio, no qual conste o código da deficiência nos termos do Código Internacional de Doenças (CID)
e do Decreto Federal nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. 

22. Quem pode fazer a pré-matrícula? E como?
O candidato classificado para realização da pré-matricula e/ou responsável. Deverá comparecer à Unidade da UERGS para a qual foi classificado, para realizar a pré-matricula no período determinado no edital, no horário de funcionamento das unidades da UERGS. Os candidatos que não comparecerem para a pré-matrícula nas datas fixadas, ficam excluídos de qualquer convocação posterior.

23. Quais os documentos para fazer a pré-matrícula?
O candidato devera apresentar-se para a pré-matrícula, munido dos seguintes documentos:
Via original e copia legível do Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio (caso não conste no Histórico Escolar); Diploma de Curso de Ensino Médio Profissionalizante se for o caso; Diploma do Curso Superior; Cédula de Identidade; CPF; Titulo de Eleitor e do comprovante de quitação eleitoral; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matricula no CPOR ou NPOR para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino e uma foto 3x4. Para portadores de deficiência apresentar também atestado médico e para os candidatos hipossuficientes e documentos listados no item 8.

24. Qual o tempo de prova?
Conforme Edital nº 01, as provas terão inicio às 13h e término às 18h30min.

25. Não lembro a minha senha?
Caso você digite o seu cpf para fazer a inscrição e não lembre a sua senha, clique em lembrar senha.

26. Todos poderão visualizar o Boletim de Desempenho?
Lembramos que Somente será disponibilizado o Boletim de Desempenho dos candidatos que:

- obtiver escore maior que zero em qualquer uma das provas objetivas ou,
- obtiver escore bruto maior ou igual a 27 (vinte sete) no total das provas objetivas ou,
- obtiver escore bruto maior ou igual a 3 (três) na prova de redação.

 

 

 


Em caso de dúvida, a Fundatec conta com quatro meios de comunicação, a saber: Atendimento On-Line (Chat), Fale com o Presidente (Site), E-mail fundatec@fundatec.com.br ou pelo telefone (51) 3320-1016 e fax: (51) 3320-1013.